sábado, 27 de junho de 2009

I Curso de Especialização em Radiologia Diagnóstica e Terapeutica - EEUSP

O Curso tem inicio em agosto de 2009, as inscrições estão abertas e maiores informações podem ser adquiridas no site: http://www.ee.usp.br/culturaeextensao/cursos/2009/radiologia/cartaz%20radiologia09.pdf

Noite de Autografos

O lançamento do livro Enfermagem em Monitorização Hemodinâmica foi realizado em Maio na Livraria Martins Fontes com a presença de diversos profissionais da área de enfermagem.
Direcionado a profissionais da saúde, o livro apresenta tipos de monitorização de variaveis fisiologicas realizadas a beira leito, um verdadeiro guia para o enfermeiro intensivista.
Além de encontrado em livrarias médicas, também pode ser adquirido no site da editora: http://www.iatria.com.br/ e também no site http://www.infobook.pt/

Atualização em Transporte Aeromedico

Inscrições: http://www.hcor.com.br/

domingo, 14 de junho de 2009

Artigo

SUPORTE HEMODINÂMICO COM BALÃO INTRA-AÓRTICO:ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
CRISTINA SILVA SOUSA
DANIELA ALONSO GUAREZI
(Artigo publicado publicado na Revista 8 de Agosto. São Paulo. p 14-15. 2004).

Buscando a melhoria da qualidade de assistência de enfermagem ao paciente dependente de suporte hemodinâmico do balão intra-aórtico e a prevenção das complicações, realizou-se uma revisão bibliográfica dos últimos cinco anos sobre os cuidados de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Cardiovascular e elaborou-se um plano de cuidados específico aplicado ao paciente submetido ao BIA.
Um coração insuficiente exige um maior trabalho para manter o débito cardíaco. Com essa exigência de trabalho adicional, a demanda de oxigênio aumenta. Isso pode ocorrer quando o miocárdio já está isquêmico e a perfusão da artéria coronária é incapaz de satisfazer as demandas de oxigênio. Conseqüentemente, o desempenho ventricular esquerdo diminui ainda mais, levando a um débito cardíaco diminuído. Segue-se um ciclo vicioso difícil de ser interrompido. Sem a interrupção do ciclo, o choque cardiogênico pode ser iminente. Esse ciclo pode ser rompido com a implantação do Balão intra-aórtico aumentando a pressão na raiz aórtica durante a diástole através da insuflação do balão. Com a pressão da raiz aórtica aumentada, a pressão de perfusão das artérias coronárias aumentará.
A relativa ineficácia dos agentes farmacológicos no tratamento do choque cardiogênico que evolui com severo comprometimento hemodinâmico, em situações especificas como infartos complicados ou pós-operatório de algumas cirurgias cardíacas, levou ao desenvolvimento de equipamentos de assistência circulatória que tem por finalidade dar suporte a circulação enquanto o miocárdio se recupera.
Segundo o site ENFSAUDE o balão intra-aórtico (BIA) é uma das técnicas de suporte hemodinâmico mecânico muito utilizada atualmente (MARZAL COTANDA, 2003) pela eficácia, facilidade de aplicação e relativa segurança. Entretanto, para que o BIA alcance seus objetivos terapêuticos, o aumento do suprimento de oxigênio para o miocárdio, a diminuição do trabalho do ventrículo esquerdo e a melhora do débito cardíaco, é extremamente importante a monitorização do sistema cardiovascular. Para (HUDAK,1997) a base para avaliação da eficácia do BIA inclui monitorar os sinais vitais, debito cardíaco, ritmo e irregularidade do miocárdio, débito urinário, coloração e perfusão tecidual além da atividade mental.
Diante do exposto, para atender e cuidar de um paciente com BIA a enfermeira deve conhecer os princípios de assepsia, anatomia, fisiologia cardiovascular, monitorização hemodinâmica e bomba de contrapulsação.(GALLEGO LÓPEZ et al, 2003)
Balão Intra-Aórtico
O BIA se destina a aumentar a pressão de perfusão da artéria coronária e o fluxo sanguíneo durante a fase diastólica do ciclo cardíaco pela insuflação de um balão na aorta torácica. Além da diminuição do trabalho cardíaco com conseqüente otimização da função ventricular. Os efeitos principais são: aumento da oferta e diminuição da demanda miocárdica de oxigênio. Existem porém os possíveis efeitos secundários positivos de sua utilização que incluem : aumento do débito cardíaco, índice cardíaco, melhora da perfusão periférica e debito urinário, bem como diminuição das pressões diastólica e de artéria pulmonar e capilar pulmonar e freqüência cardíaca.

Indicações
Atualmente as grandes indicações para o uso do balão intra-aórtico são choque cardiogênico e/ou falência ventricular esquerda de diferentes etiologias e angina refrataria a altas doses de nitratos. Pode também ser usado em pré, intra e pós-operatório de cirurgias cardíacas, havendo também indicações para pacientes que aguardam transplante cardíaco, falência cardiovascular induzida por drogas, choque séptico e oclusão da artéria relacionado ao IAM nas primeiras 24h.

Complicações
As complicações podem ser agrupadas em três categorias, de acordo com o momento em que elas ocorrem.
Durante a inserção do balão:
  • Dificuldade em ultrapassar o sistema ileofemural devido a doença oclusiva aterosclerótica
  • Dissecção aortica e/ou aortoiliaca e perfuração arterial

Durante a utilização do BIA:

  • Isquemia dos MMII decorrente de obstrução pelo cateter de uma artéria femoral pequena ou doente; dano arterial direto durante a inserção do balão com resultante trombose distal e tromboembolismo
  • Trombocitopenia
  • Embolização decorrente de dois mecanismos: ruptura da placa ateromatosa da parede da aorta e deslocamento de trombos que podem se formar na superfície do balão. o deslocamento de êmbolos pode levar a isquemia mesentérica, esplênica, renal, medular, cerebral, além de periférica.
  • Infecção do sitio e punção
  • Formação de hematoma retroperitoneal devido a perfuração arterial

Durante ou após retirada do balão:

  • Sangramento
  • Trombose no sitio de punção da artéria femoral
  • Drenagem serosa crônica no local do sitio de punção arterial

Desmame
O desmame pode começar em 24 a 48 horas após inserção. O paciente deve apresentar sinais de função cardíaca adequada demonstrada por bons pulsos periféricos, debito urinário adequado, ausência de edema pulmonar e estado mental melhorado.
Pode-se proceder o desmame de duas maneiras: através da redução gradual da freqüência de assistência (1:1, 1:2, 1:4, 1:8). Outro método é a redução gradual de quantidade de sangue deslocado pelo BIA, que é conseguido pela redução gradual do volume de insuflação do balão.


CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Os cuidados de enfermagem ao paciente com BIA iniciam-se antes do procedimento, quando o enfermeiro explica ao paciente e a família a finalidade do procedimento, o papel do paciente durante a inserção e os cuidados após instalação do cateter.
Segundo CINTRA(2003) "a orientação do paciente quanto a importância do relato de qualquer sintoma que venha a apresentar durante a inserção ou manutenção do BIA é fundamental para colaborar na detecção precoce de possíveis complicações".
Inicialmente o enfermeiro deve estar atento a montagem do procedimento para a instalação do BIA:

  • Verificando resultados laboratoriais de Coagulograma, Plaquetas, Hemograma
  • Certificando-se da monitorização do paciente e estabilidade dos sinais vitais
  • Checar o funcionamento da bomba, não esquecendo da integridade do torpedo de gás Hélio (dispondo sempre de torpedo reserva)
  • Preparo do kit transdutor de pressão, montando com SF 0,9 % com 1 ml de Heparina (prevenindo a coagulação do sistema e cateter)
  • Iniciar o preparo do paciente, acomodando–o e decúbito dorsal, realizando tricotomia na região inguinal bilateral
  • Manter carro de emergência próximo para suprir qualquer intercorrência


Na Unidade de Terapia Intensiva Cardiovascular, as intervenções de enfermagem visam adotar medidas de prevenção e detecção precoce das possíveis complicações, além de proporcionar maior conforto ao paciente:

  • Observar, comunicar e anotar:
    - Nível de consciência
    - Padrão respiratório
    - Débito urinário
    - Queixas algicas
    - Lesões de pele
    - Arritmias
    - Sinais vitais
    - Sangramento
  • Higiene corporal com higienizador cutâneo (proporciona movimentação mínima
    do paciente)
  • Massagem de conforto com hidrante corporal 1 x dia
  • Higiene oral com antisseptico bucal
  • Estimular e auxiliar na alimentação ( anotando aceitação da dieta)
  • Manter decúbito dorsal, com elevação máxima da cabeceira em 30º
  • Manter MI___ restrito (evitar fletir o membro da inserção do BIA)
  • Verificação dos pulsos periféricos de 2/2 h
  • Observação da coloração e temperatura dos MMII a cada 2 horas
  • Realização da troca do curativo 1 x dia com SF 0,9% + PVPI ocluindo com gaze e micropore a inserção do cateter (não deve-se cobrir o revestimento plástico do cateter, evitando a perfuração do mesmo)

Realização de curativo com filme plástico podendo mantê-lo por 5 dias ( estar atento a inserção quanto sinais flogisticos, se houver sinal de infecção retirar imediatamente este curativo, realizar de forma tradicional, observando o local)
  • Realização de meso e contra-meso (procedimento que garante melhor fixação, realizado com micropore)
  • Realização de discreta lateralização do decúbito com ângulo máximo de 45º (sempre mantendo o membro inferior da inserção do cateter sem fletir- melhorando a lombalgia e prevenindo as lesões de pele)
  • Instalação de colchão de ar
  • Colocação de curativo hidrocolóide para prevenção de úlceras de decúbito em regiões sacra, cotovelos e calcâneos
  • Estimulo e encorajamento ao doente a participar das atividades de autocuidado
  • Realização de controle rigoroso de débito urinário.


O enfermeiro deve ainda:

  • Atentar aos resultados laboratoriais de Coagulograma, Plaquetas, Hemograma
  • Realizar ausculta abdominal de 4/4 horas (buscando prevenir isquemia mesentérica)


CONSIDERAÇÕES FINAIS
A enfermeira deve estar atenta para qualquer alteração do estado clínico do paciente que sugira a evidência de um choque cardiogênico. Os sinais iniciais de choque cardiogênico somente podem ser detectados através de uma bem orientada e repetida observação à beira de leito e quando ocorrerem a enfermeira deve agir imediatamente iniciando a terapêutica de apoio.(MELTZER, 2001)

Diversos são os casos relatados de melhoras significativas com o emprego do BIA, método que parece ser promissor em reduzir a elevada mortalidade que acompanha o choque cardiogênico.
Contudo, conforme o referido por CINTRA(2003) vale destacar que o suporte humano ao paciente e a família deve ocupar lugar de destaque no planejamento das intervenções de enfermagem(CINTRA 2003)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CINTRA, Eliane A. Capítulo 5: Suporte Mecânico da Circulação. IN Assistência de Enfermagem ao paciente gravemente enfermo. 2ª edição. São Paulo. Ed. Atheneu.2003. p 61-80


ELIAS, Décio O e SOUZA, Maria H. L. Balão Intra-Aórtico teoria e prática, indicações e uso. Excluído de Perfusion Line- Centro de Estudos de Circulação Extracorpórea. 2000


GALLEGO LÓPEZ, JM. CARMONA LIMARRO, JV. SOLIVERES RIPOLLI, J. GANS LLORENS, FJ. Balón de Contrapulsión Intra-Aórtico (BCIA): Conceptos Y Cuidados de Enfermería IN Revista Enfermería en Cardiología, nº 28/ 1º quadrimestre 2003. p 35-39


HUDAK, Carolyn . GALLO, Bárbara. Capítulo 13: Modalidades de Tratmento: Sistema Cardiovascular – Contrapulsação por Bomba de Balão Intra-aórtico e outros dispositivos de ajuda ventricular. IN Cuidados Intensivos de Enfermagem, uma abordagem holística. 6ª edição. Rio de Janeiro. Ed. Guanabara Koogan. 1997. p 244-257


MARZAL CONTANDA, AI. Balón de Contrapulsación Intraaórtico. Artigo científico de www.enfervalencia.org. última atualização em 23/12/2003


MELTZER, Lawrence E. As principais complicações do enfarto do miocárdio e o papel correlato da enfermagem. IN Enfermagem na Unidade Coronária, Bases – Treinamento – Prática. 3ª edição. São Paulo. Ed Atheneu. 2001. p 95-136


www.enfsaude.com.br. Balão intra-aórtico (BIA). última atualização em 04/09/2003

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Congresso de Humanização - HC


PROGRAMAÇÃO

09/07/2009 - 19h00 - Cerimônia de abertura, coquetel, apresentação de um Sarau Literário e de um Musical.

10/07/2009 - Conferências, palestras, mesas redondas, oficinas e apresentação de trabalhos.

11/07/2009 - Conferências, palestras, mesas redondas, oficinas, apresentação de trabalhos e encerramento.
Veja a programação completa do congresso : http://www.vivahumanização.org.br/

Curso Gratuito

site para inscrição: http://www.sobragen.org.br/ , click em eventos
Pesquisa personalizada